Tanto Camões como Magnasco exploram temas relacionados com a condição humana, levantando questões universais que ainda hoje ressoam em nós. Camões, com a sua visão de mundo e espírito de aventura, oferece um vislumbre do mundo globalizado do século XVI. Magnasco aborda a sociedade e as suas complexidades, utilizando a arte como um meio de crítica e reflexão sobre os costumes da época. Duas obras notáveis servem como ponto de partida para as nossas próximas iniciativas.
© MNAA/Paulo Cintra e Laura Castro
Ciclo Convers’arte estreia-se com especialista de pintura genovesa
Junte-se a nós para uma fascinante apresentação da obra-prima do grande mestre Alessandro Magnasco pela historiadora de arte Anna Orlando. Numa conversa que decorrerá em inglês, a especialista em pintura genovesa propõe examinar as singularidades desta imponente pintura do Barroco tardio da colecção Fundação Gaudium Magnum que retrata um momento bíblico para sugerir uma reflexão crítica sobre a gratidão régia e questões sociais prementes. A primeira sessão de Convers’arte tem por tema Pinceladas, ideais e política e realiza-se no Museu Nacional de Arte Antiga, Terça-feira, 29 de Outubro, às 18h.
Hapticentric Mapnifesto © HSM&L
Workshop inspirado em Viagens Literárias na HSM&L.
Às vezes chamado “livro explosivo”, o Turkish map fold é um formato escultural que revela o seu conteúdo de forma inesperada e pode ser um formato divertido para incluir num diário ou caderno de notas. O termo latino Vade mecum refere-se a um manual sempre à mão para consulta. No Sábado, 26 de Outubro, (16h – 18h) venha à HSM&L para aprender e expandir as suas habilidades criativas!
Camões, um ícone cultural
Neste vídeo, a curadora Isabel Almeida apresenta uma exposição que homenageia o legado de Luís de Camões, uma figura central da literatura portuguesa que deixou uma marca indelével na intelectualidade europeia do século XVI. A exposição centra-se no épico poema Os Lusíadas, que celebra as descobertas marítimas de Portugal e reflecte uma rica cultura humanista. O século XVI foi um período de uma franca transformação que fez emergir uma nova consciência sobre a amplitude e a diversidade do mundo, e revolucionou a cartografia.
Em estreita colaboração com a Fundação Gaudium Magnum – Maria e João Cortez de Lobão, a mostra foca-se num período do Renascimento marcado por um crescente entusiasmo pela modernidade. Não perca a oportunidade de visitá-la até 10 de Novembro, na Hispanic Society Museum and Library, em Nova Iorque.
Fundação Gaudium Magnum, Rua de São Bernardo 31, 1200-823 Lisbon, Portugal