A FUNDAÇÃO

A Fundação Gaudium Magnum é uma fundação sem fins lucrativos com sede em Lisboa, Portugal. Fundada por Maria e João Cortez de Lobão em 2018, a FGM centra-se no apoio à cultura, à educação e à investigação, desempenhando também um papel activo em diversas iniciativas de caridade.

A FGM acredita na importância de promover intercâmbios culturais como meio de construir pontes, fomentar o diálogo e promover a justiça social e está empenhada em abraçar a longa tradição portuguesa do internacionalismo cultural.

A Fundação actua como embaixadora do património histórico e cultural português, promove o diálogo entre instituições locais e estrangeiras e apoia projectos que exploram o papel do país no tabuleiro de xadrez global. É dedicada uma atenção especial a projectos que se debruçam sobre a formação da identidade cultural de Portugal entre os séculos XV e XVIII, em torno das suas relações diplomáticas, do seu império comercial e da circulação de modelos, ideias e pessoas.

A Fundação Gaudium Magnum promove parcerias inter-institucionais e orgulha-se de colaborar com museus, bibliotecas e centros de investigação nacionais e estrangeiros. Entre estas instituições incluem-se o Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa, Portugal), a Biblioteca Apostólica Vaticana (Roma, Itália), o Hispanic Society Museum & Library (Nova Iorque, EUA) e o Instituto Camões (Lusitânia).

A COLECÇÃO

A Colecção, constituída por Maria e João Cortez de Lobão ao longo das últimas duas décadas, conta hoje com mais de uma centena de obras de arte de vários dos melhores artistas europeus dos séculos XV a XVIII.

Os Cortez de Lobão acreditam na importância fundamental destas obras, como veículo de estudo, e como fonte de inspiração, e estão empenhados em torná-las acessíveis ao público. O seu imenso esforço em continuar a aumentar a colecção, em incentivar a sua investigação e em partilhá-la é testemunho dessa convicção.

Em breve, estará disponível um Online Collaborative Catalogue, interdisciplinar e continuamente actualizado - um recurso para estudantes e académicos especializados no estudo da pintura europeia e uma oportunidade para os entusiastas beneficiarem de uma exploração interactiva.

Para além do Catálogo, a Colecção funcionará também como uma Lending Library, cedendo as suas obras de arte a uma lista internacional de museus, quer para exposições especiais e específicas, quer para complementar colecções permanentes a longo prazo.

Subscreva a Nossa Newsletter

Receba notícias periódicas sobre as nossas iniciativas e novidades.

Tratamos a sua informação com privacidade.
(*) Campo obrigatório.

Rua de São Bernardo, 31 | 1200-823 Lisboa | Portugal
(+351) 218 075 070
info@gaudiummagnum.org

Política de Privacidade | Termos de Utilização

© 2024 Fundação Gaudium Magnum - Maria e João Cortez de Lobão