Pintura de um  Tocador de Alaúde acompanhando um velho segurando uma partitura musical, em tons verdes e castanhos de Jacques des Rousseaux

Jacques des Rousseaux detalhe © DR

O Alaúde: Estrela da Corte Renascentista

Imagine-se numa corte europeia do século XVII, onde os sons delicados de um alaúde pairam no ar. O Tocador de Alaúde de Jacques des Rousseaux — um mestre francês que floresceu nos Países Baixos durante a época áurea das grandes encomendas — é a obra da nossa colecção agora exposta no MNAA. Uma obra delicada e de grande sensibilidade, a sua harmonia visual notável e expressão naturalista denunciam a influência incontornável de Rembrandt e Caravaggio. Venha contemplar a intimidade cativante deste dueto até 11 de Maio.

folheto com actividades pedagógicas para famílias para descobrir uma obra do grande mestre Alessandro Magnasco

Folheto Educativo, MNAA © Nuno Albuquerque

Cultivar Jovens Mentes Artísticas

A educação está no centro da nossa missão. A Fundação Gaudium Magnum tem vindo apoiar as actividades pedagógicas do Museu Nacional de Arte Antiga. Os nossos folhetos guiam os mais novos pelo universo das grandes obras europeias, conduzem as famílias em emocionantes caças-ao-tesouro pelo museu, exploram técnicas artísticas e o contexto histórico das obras, e incentivam todos a participar activamente. Desafios divertidos aguardam famílias e crianças. Pegue no seu folheto, disponível gratuitamente no MNAA, e junta-se à aventura!


capa preta com titulo em português e inglês

©João Azevedo

Olhar para o Passado: Restaurar a Nossa História

Para os apaixonados por história e arquitectura, uma redescoberta fascinante: o livro apresenta uma memória inédita de Luís Mousinho de Albuquerque, recentemente publicado pela Scribe com o apoio da Fundação Gaudium Magnum. Este documento de 1854 oferece uma visão única sobre o primeiro grande projecto de restauro monumental em Portugal—o Mosteiro da Batalha. Engenheiro militar visionário, Mousinho de Albuquerque documenta minuciosamente as obras realizadas entre 1840 e 1843, num relato inspirador que antecipa princípios fundamentais que viriam a estruturar as teorias de Viollet-le-Duc sobre o “restauro estilístico”. O livro, com uma introdução crítica de Clara Moura Soares, está disponível nas livrarias FNAC e Bertrand, na loja do Mosteiro da Batalha e online.



www.gaudiummagnum.org

Fundação Gaudium Magnum, Rua de São Bernardo 31, 1200-823 Lisbon, Portugal

Unsubscribe